18/02/2012

A Trilha Sonora de Star Wars - A Ameaça Fantasma


Esta semana, Star Wars 3D desembarcou nos cinemas do Brasil e do mundo. Com o Episódio 1: A Ameaça Fantasma, inicia-se a série de relançamentos em 3D de toda a série Star Wars. Possivelmente, em 2013, o episódio 2 será relançado.

Como amante de trilhas sonoras (ou como alguém que só curte trilhas sonoras ou só curte Star Wars), esta é uma ótima oportunidade para baixá-la e escutar, por exemplo, á caminho do cinema. Mas também para analisá-la (vocês ouvem á caminho do cinema, deixem que eu analise).

A trilha foi feita por John Williams, também autor das trilhas de Indiana Jones, Harry Potter e muitos outros (sim, Wikipédia pra saber mais). Embora a maioria dos caras que fazem trilha sonora tenha um estilo próprio, (por exemplo: Hans Zimmer adora ser dramático) o estilo do John Williams fica bastante latente, o suficiente para ouvir a trilha e soltar um “Só pode ser do John Williams”.

Ouçam a trilha sonora de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, ele utiliza quase os mesmos elementos, que se resumem á basicamente intercalar flautas e violinos. Essa mistura sempre dá certo, tanto para tons que exijam mais graça quanto para tons mais dramáticos. E quando me refiro á tons, quero dizer que a trilha segue o visual do filme e assim cria uma atmosfera voltada completamente ás coisas que o filme deve passar á você, tanto emoções e sentimentos quanto sensações e lições.


Parece que estou falando mais do John Williams do que da trilha sonora de Star Wars, mas a verdade é que tanto ele quanto os “queridinhos das trilhas sonoras” (Hans Zimmer, Howard Shore...) sempre colocam um pouco da sua essência nos trabalhos que fazem, e isso sempre dá personalidade e eficiência nos resultados finais.


No entanto, essa trilha sonora tem aspectos bem simples (bem simples mesmo) nas partes mais “doces”, nas dramáticas você nota um pouco mais de complexidade, mas ainda sim, tudo muito simples. Essa trilha sonora é do tipo que apenas acompanha o filme, e quase sempre se esconde atrás dele.


Como Star Wars virou um ícone, e assim como vários outros, seus “elementos” ficaram marcados por isso. A Marcha Imperial e o Tema de Star Wars não podem passar despercebidos aqui, mas no post de hoje só podemos mencionar o Tema de Star Wars já que estamos falando de A Ameaça Fantasma (ok Darth Vader, tu volta depois).

Essa música, mostrada no comecinho do filme em um momento em que na tela á nossa frente temos um longo texto explicativo, metaforicamente, foi quebrada em vários pedacinhos e espalhada nas outras músicas dessa trilha sonora. Assim, se tornando o tema principal da obra.


Claro, A Ameaça Fantasma pode não ser o melhor filme da série, mas é emocionante vê-lo nos cinemas e em 3D. A trilha sonora só é um pequeno detalhe e um pequeno elemento da série, mas as duas músicas, citadas anteriormente, se tornaram um ícone assim como os sabres de luz, os stormtroopers... É um pequeno pedaço, que unido aos outros, é mais um motivo para esta série ter se tornado tão adorada quanto é hoje.
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário